• __
  • __
  • __

A Nossa História

Origens e primeiros sucessos
1980
_

As origens Smigroup datam de meados dos anos 70, quando Luigi Nava configura uma oficina mecânica em San Pellegrino Terme (Bergamo). No início a atividade de pequenas empresas do artesão é representado por acabamentos de máquinas para terceiros. Alguns anos mais tarde tal atividade é ampliada para a manutenção e reparação de máquinas e equipamentos empregados de engarrafamento e embalagem linhas da indústria de bebidas. A paixão por correntes e engrenagens e espírito de juventude e empreededorismo empurrou os irmãos Nava, sob os olhos cuidadosos de seu pai, para uma meta ainda mais ambiciosa: a fabricar uma máquina de embalagem caracterizada por soluções inovadoras e flexibilidade operacional de largura.

1987
_

A primeira embaladora (chamada “shrinkwrapper”) vem à luz: a série APET nasce, e imediatamente chama a atenção do mercado. No mesmo ano, para além da "F.lli Nava" oficina mecânica, a empresa de responsabilidade limitada SMI (Sistemi Macchine Impianti) Srl é estabelecida

1989
_

SMI apresenta oficialmente suas embaladoras durante a "SIMEI" feira de exposições internacionais em Milão. No mesmo ano SMI também fabrica a primeira overlapping multipacker com caixa de papelão da série MTB (então MP), atingindo a velocidade de 100 pacotes / minuto.

Diversificação de produto e desenvolvimento
1990
_

Os funcionários cresceram de 4 para 11 e dobraram no ano seguinte.

1991
_

A SMI apresenta a série ABAS para embaladoras com barra de selagem

1993
_

A produção de máquinas cresce de 7 unidades em 1990 para mais de 50 unidades em 1993, incluindo a nova média-baixa velocidade embaladora da séris AF e a novidades para série MAB.

1994
_

O ano da grande mudança: SMI Srl muda sua sede para San Giovanni Bianco (Bergamo) em um moderno complexo industrial de 7.600 metros quadrados (nos anos seguintes eles crescem para 65.000 metros quadrados), que permitem um aumento notável na capacidade de produção. No ano de 1994, os saltos de produção da máquina para mais de 100 unidades e a força de trabalho vai para 90 pessoas.

1995
_

A transformação de S.r.l para S.p.A acontece fechando o ano com o volume de 23 bilhões de liras (equivalente a 12.8 milhões de Euros).

1996
_

SMI lança a nova série WRAP (então WP) de empacotadora wrap-around. A expansão internacional da empresa começa: o primeiro escritório de representação é aberto na Malásia, e no ano seguinte escritório na Cidade do México é inaugurado também.

1997
_

SMIPACK S.r.l é estabelecida como empresa subsidiária da SMI para a fabricação de máquinas seladoras em "L" e empacotadoras com selagem em barra.
No mesmo ano SMI lança os novos modelos de empacotadoras alta velocidade (até 360 pacotes / minuto) da série SK, que pioneira a máquina de fiação em fibra óptica e uma interface de operação amigável, chamado POSYC.

1998
_

SMI inicia o projeto Smiline, uma divisão da empresa criada para produção de módulos de transporte e sistemas de logística produtiva.

1999
_

SMI abre a Smiform, uma unidade especializada na produção máquinas rotativas para sopro  para produzir embalagens PET. No mesmo ano divisão Smimec vem à luz, bem como para a fabricação de moldes para as garrafas PET, componentes mecânicos e estruturas de máquinas.

Internacionalização e pesquisa avançada
2000
_

Os primeiros 6 e 8 modelos de molde (capazes de produzir até 12.800 garrafas / hora) do novo módulo de sopro da série SR estão instalados.
O estabelecimento de uma ampla rede de filiais no exterior (para fornecer assistência técnica e comercial) é o aspecto predominante de realizações da SMI no período entre o final dos anos 90 e início do ano 2000; em rápida sequência SMI EUA (Estados Unidos), Smicentroamericana (México), SMI oo Brasil (Brasil), OOO SMI Rússia (Rússia), SMI Roménia (Romania), SMI POLSKA (Polônia), SMI PACIFICA (Austrália)  e China ( Nanjing e Guangzhou), França, Reino Unido e Malásia escritórios de representação são inauguradas.
O sucesso mundial SMI é o resultado do estudo de cada mercado único, dos aspectos sócio-econômicos de cada área de negócio e da análise cuidadosa das necessidades específicas dos clientes locais.

2002
_

SMI produz em um ano 319 máquinas de embalagem, tornando-se, assim a maior fabricante  no mundo deste tipo de equipamento. Além disso, a divisão Smiform lança mais máquinas de desempenho para sopro rotativo e introduz 10, 12 e 14 cavidades de moldes, capazes de produzir até 22.400 garrafas / hora.

 

2003
_

SMIPACK fabrica mais de 2.000 seladoras em "L" e começa a se tornar uma das maiores produtoras dessas máquinas no mundo. Em 2003 SMI, através da recém
empresa SMIWRAP estabelecida, assume a propriedade e a gestão da Cartiere Cima, um marco histórico do empreendedorismo de Bergamo, que tem vindo a produzir uma ampla gama de papéis de alimentos há mais de 100 anos.

2006
_

O ano de extrema importância para SMI: 3.000 seladoras são entregues. No mesmo momento em que a primeira 20 cavidades de sopro rotativa vai à serviço.

2008
_

SMI lança o projeto SMILAB, nova área de tecnologia Smigroup, com atividades de 3 laboratórios principais: “Research & Innovation Laboratory”, “Training Laboratory” e “Enterprise Services Laboratory”. Todas atividades SMILAB procuram inovação e sustentabilidadena indústria, energia, domínios sócio culturais com com grande consideração para novas tecnologias, especialmente a nanotecnologia.

2009
_

SMI lança a divisão Smipal e lança no mercado os novos sistemas de paletização automática da série APS, apresentados em estreia mundial na feira Drinktec de Munique.

Linhas completas e economia de energia
2010
_

A divisão de produtos Smiform amplia para incluir sistemas ECOBLOC® integrado, que se reúnem em uma única máquina as funções de sopro, enchimento e fechamento com tampa.

2011
_

SMI instala uma linha completa de engarrafamento de água na "Fonte Stella Alpina" chamada de SACS (Stella Alpina Cost Saving), com produção de 14.400 garrafas/hora. Ilustram a tecnologia "state-of-the-art", compacta, baixo consumo de energia e eficiência operacional.

2012
_

SMI celebra seus 25 anos com o slogan " constantly innovating the packing industry since 1987"

2013
_

Em Munique feira Drinktec, a SMI apresenta uma nova linha compacta chamada PACKBLOC, que reúne em um único quadro as funções de embalagem secundária e paletização. O modelo exibido na mostra também inclui um braço articulado com a tecnologia SCARA executando operações de movimentação de paletes e intercalando camadas vazias.

2014
_

Em Abril os funcionários SMI mudam para a nova sede do Grupo, com 65.000 m², de área de escritórios e parque industrial. A nova sede é resultado da reforma da histórica fábrica de papéis Cartiera Cima. A nova sede muito mais moderna que possui  sistema energia elétrica renovável.

2015
_

SMI lança a nova série ERGON da linha de embaladoras SK, introduzindo ao mercado uma nova gama de empacotadoras combinando design ergonômico que integram alta tecnologia.

2016
_

Na feira Interpack em Düsseldorf, a SMI apresenta a nova série EBS ERGON de moldes rotativos de estiramento-sopro totalmente eletrônicos, equipados com um novo módulo econômico de pré-aquecimento e com barras de estiramento motorizadas.

2017
_

Na feira Interpack em Düsseldorf, a SMI apresenta a nova série EBS ERGON de moldes rotativos de estiramento-sopro totalmente eletrônicos, equipados com um novo módulo econômico de pré-aquecimento e com barras de estiramento motorizadas.

2018
_

Na feira K em Düsseldorf, a SMI apresenta a nova série EBS ERGON de moldes rotativos de estiramento-sopro totalmente eletrônicos, equipados com um novo módulo econômico de pré-aquecimento e com barras de estiramento motorizadas.

2019
_

A SMI lança no mercado a nova série SFP de embaladoras de filme stretch, que não precisa de túnel de retração.

2020
_

A SMI lança a nova série ACP ERGON de embaladoras pick & place para embalar produtos em caixas RSC.

2021
_

A SMI lança no mercado a nova gama EBS KL ERGON de sopradoras rotativas compactas, capaz de satisfazer necessidades de produção até 25.000 garrafas/hora.

2022
_

A constante inovação e a atenção à sustentabilidade ambiental levaram ao desenvolvimento e lançamento da gama TPP ERGON, uma solução sem plástico para embalar latas em multipack através da aplicação de um pad de cartão na parte superior da embalagem.